Número 20 tem para mim um simbolismo particular. 20 foi o nº de anos da minha vida que dediquei como Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas a realizar o dever de defender a nossa classe, quer dentro do País, quer nos diversos fóruns e confederações internacionais em que tive funções dirigentes ao mais alto nível.
Desde logo concretizamos, eu e aqueles que assumiram em 2001 os destinos de uma Ordem desconhecida da sociedade e de uma profissão com a reputação pelas ruas da amargura, o desígnio estratégico do reconhecimento pleno da medicina dentária como uma profissão médica, e dos médicos dentistas como médicos de saúde oral, alargando o seu papel e a sua intervenção na sociedade.

Em conjunto, deixamos em 2020 o legado que mais nos deve orgulhar: uma Ordem respeitada, sempre ouvida, exemplarmente gerida, económica e financeiramente muito robusta, com disponibilidades e excedentes financeiros (6 milhões de euros).
Vou-me abster de elencar as inúmeras áreas em que alcançamos vitórias e conquistas para a saúde oral da população. Deixo isso nesta fase para outros, desde logo para os dirigentes passados e atuais da nossa Ordem profissional.
20 é também o nº de crónicas que escrevi para O’JornalDentistry ao longo dos últimos dois anos, numa sequência mensal que agora termina.
Estas crónicas foram orientadas na partilha de algumas reflexões sobre uma profissão liberal por excelência: a medicina dentária.
Cada uma delas mostrou um ângulo, uma perspetiva em que tentei chamar a atenção para alguns aspetos que influenciam sobremaneira a profissão, numa linguagem acessível, que pretendi de fácil compreensão, para “ler no intervalo de uma consulta”.
Da Gestão às novas Competências em medicina dentária, da Inovação ao papel do Ensino e Universidade e Formação Contínua, tentei elencar alguns dos desafios com que a medicina dentária se confronta na atualidade:
Estas 20 reflexões que em baixo se elencam, encontram-se disponíveis para consulta e leitura dos interessados no site d’ OJornalDentistry em https://www.jornaldentistry.pt/.
- Profissionais Liberais e plataformas eletrónicas
- Custo e valor em saúde
- Queremos medir resultados em saúde oral?
- A experiência do cliente em medicina dentária
- Liderança e gestão de equipas de medicina dentária: o caminho do meio
- Inovação em saúde e medicina dentária
- Desenvolvimento profissional contínuo para profissionais de saúde em Portugal
- Em que consiste o 1º Fórum do Profissional Liberal que se realizará no Porto?
- Necessidade e desejo em medicina dentária
- Ócio e negócio em medicina dentária
- Medicina dentária: 24 tendências para 24
- “De dentro para fora” VS “de fora para dentro”: integração estratégica em medicina dentária
- Gestão de carreira em medicina dentária
- Portugorall – Portugal, Oral, All
- Negociação em medicina dentária: um compromisso com a excelência
- Autocuidado em saúde oral: para o público em geral (e não só)
- O fenómeno da medicina dentária “faça você mesmo” e as suas implicações
- 3 desafios para o profissional liberal de excelência
- A importância do Mindfulness na prática clínica do médico dentista
- Faculdades de medicina dentária – Back to the future
Encontrei sempre na publisher d’ OJornalDentistry, Hermínia Guimarães, total disponibilidade colaborativa e autonomia nos temas selecionados. Agradeço e testemunho a sua dedicação e competência.
É altura agora de terminar este ciclo.
Estimular outros médicos dentistas, dirigentes e ex-dirigentes da nossa Ordem a fazerem algo semelhante, a partilharem as suas ideias a sua forma de pensar a profissão, de forma aberta e construtiva.
Foi esse tom que emprestei no O’JornalDentistry às minhas reflexões sobre a profissão. Um tom de quem está interessado em propor soluções pela positiva, em vez de como infelizmente vemos muito à nossa volta, espalhar rumores ou mentiras.
Como referiu Dag Hammarskjöld, diplomata sueco que foi Secretário Geral da ONU de 1953 a 1961 e vencedor do Prémio Nobel da Paz, que disse: “Abusar das palavras equivale a desprezar o ser humano”.
You can read the full article, in Portuguese or English, in the Portuguese monthly edition of Dentistry magazine:
O artigo está disponível na integra, em português e inglês, tal como foi publicado no O’JornalDentistry: