Membro do Comité Económico e Social Europeu

É com enorme responsabilidade e entusiamo que tomarei posse em na Sessão Plenária  do Comité Económico e Social Europeu (CESE) de 21 , 22 e 23 de outubro próximo como Membro do Comité Económico e Social Europeu, sugerindo a minha afiliação no Grupo III, Sociedade Civil, com interesse especial nas profissões liberais, por indicação da Associação Nacional dos Profissionais Liberais, para o mandato de 2025/30.

A composição dos 12 membros de Portugal estrutura-se de acordo com os três grupos: I – Empregadores, II – Trabalhadores e III – Organizações da Sociedade Civil.

A nomeação dos membros portugueses é da competência direta do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, por proposta da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho. 

O Comité Económico e Social Europeu é um órgão consultivo criado pelo Tratado de Roma, em 1957, para permitir que, através dos seus pareceres, as vozes dos atores económicos e sociais sejam ouvidas pelas instituições europeias, participando assim no processo de tomada de decisão da União Europeia.

O Grupo das Organizações da Sociedade Civil é um dos três grupos que compõem o CESE. O Grupo III é constituído por representantes e partes interessadas da sociedade civil, em particular nos domínios económico, cívico, profissional e cultural.

Leave a comment